Historia Da Literatura Brasileira Das Origens Ao Romantismo Volume I Book PDF, EPUB Download & Read Online Free

História da literatura brasileira

História da literatura brasileira

Author: Massaud Moisés
Publisher:
ISBN: 8531606977
Pages: 600
Year: 2001
Com o texto inteiramente revisto, volta a circular esta História da Literatura Brasileira, agora em 3 volumes, dos quais o primeiro enfeixa os capítulos em torno das Origens, Barroco, Arcadismo e Romantismo. Como o seu autor, titular da Universidade de São Paulo, sublinhou nas páginas introdutórias, as obras literárias são examinadas no seu contexto histórico-sócio-cultural, sem perder de vista a 'continuidade específica' em que se inscrevem. Divisadas, por conseguinte, como documento e como testemunho, pressupõem a aliança entre a 'desejada objetividade do historiador descritivo e analítico e a intuição peculiar ao crítico literário'. Para tanto, considera que a ênfase há de recair no texto das obras, 'precisamente por constituir a condição sine qua non da historiografia e da crítica literária; e do texto procurar-se-á depreender o correspondente módulo crítico', tendo em mira 'a identidade de cada acontecimento, obra ou corrente literária. Assim, a unidade geral da História da Literatura Brasileira se estabelecerá por meio do diagnóstico duma persistente metamorfose dos eventos e da matéria literária, pois unidade não implica obrigatoriamente uniformidade'.
Presença da literatura brasileira: Das origens ao romantismo

Presença da literatura brasileira: Das origens ao romantismo

Author: Antônio Cândido, José Aderaldo Castello
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 1971

Historia da literatura portuguesa: Saraiva, A. J. Das origens ao romantismo

Historia da literatura portuguesa: Saraiva, A. J. Das origens ao romantismo

Author: António José Saraiva, Oscar Lopes
Publisher:
ISBN:
Pages: 911
Year: 1973

A literatura brasileira

A literatura brasileira

Author: José Aderaldo Castello
Publisher: EdUSP
ISBN: 8531405068
Pages: 583
Year: 1999
Este livro ressalta, em suma, a seriedade, o saber e o estilo em linguagem corrente, agradável de ler. Não se trata de uma obra tradicional, mas sim de ensaio agudo sobre a criação literária brasileira das origens aos anos sessenta do século XX. Indispensável para professores, estudantes e todos os que se preocupam com literatura brasileira, crítica literária e áreas afins.
A literatura brasileira através dos textos. 20a ediçao revista e aumentada

A literatura brasileira através dos textos. 20a ediçao revista e aumentada

Author: Massaud Moisés
Publisher: Editora Cultrix
ISBN: 8531602297
Pages: 607
Year: 2000
Este volume oferece um panorama da literatura brasileira ao longo de sua evolução histórica. Dentro de cada uma das sete épocas em que se divide a história literária - Época de Formação e Origens, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo e Modernismo -, são focalizados os autores de maior importância, apresentando-se de cada um deles, um ou mais excertos antológicos, os quais são precedidos de uma notícia que os situa cronologicamente e seguidos de um comentário crítico que lhes destaca os principais pontos de interesse.
A literatura no Brasil

A literatura no Brasil

Author: Afrânio Coutinho
Publisher:
ISBN: 852600557X
Pages: 355
Year: 1997
Nenhum movimento da história da literatura brasileira se identificou tanto com as aspirações do país e os sonhos e ideais dos brasileiros como o romantismo. Complexo, rico, contraditório, esbanjando vitalidade, movimento de moços, pela idade e o espírito, apesar de seus aspectos mórbidos, o romantismo revelou o país aos brasileiros, implantou uma nova mentalidade artística e se manteve durante três gerações, cerca de quarenta anos. Essa fase de excepcional brilho, identificada com o reinado de D. Pedro II, é estudada no terceiro volume de A Literatura no Brasil, constituindo uma visão abrangente do movimento, em sintonia com as mudanças sociais e políticas desenroladas no mundo e no Brasil, a partir de meados do século XVIII. O volume está dividido em oito capítulos. Os dois primeiros analisam as origens européias do movimento, as suas características - o inconformismo, a exaltação sentimental, a melancolia, o culto à natureza -, o pré-romantismo, as primeiras manifestações românticas no Brasil, com os poemas de Maciel Monteiro e Gonçalves de Magalhães, ainda com fortes vincos clássicos. Três capítulos são dedicados ao estudo da poesia, gênero de maior prestígio à época, desenvolvendo-se a partir do rompimento com o passado e a fixação definitiva do romantismo, as suas características brasileiras, a identificação das raízes profundas de nosso povo com o indianismo, a morbidez dos ultra-românticos e byronianos, as novas correntes poéticas introduzidas a partir da década de 1960, sobretudo a influência do velho Victor Hugo. Dois capítulos são dedicados à prosa de ficção, centralizados no grande momento criador de José de Alencar, e nas Memórias de um Sargento de Milícias. O panorama da época é completado com a análise das origens da crítica literária brasileira e seu agudo sentimento de brasilidade.
As Américas do Sul

As Américas do Sul

Author: Walter Bruno Berg, Cláudia Nogueira Brieger, Joachim Michael, Markus Klaus Schäffauer
Publisher: Walter de Gruyter
ISBN: 3110962535
Pages: 328
Year: 2001-01-01
This volume is devoted to an examination of the vast range of relations existing between Brazil and its Hispano-American neighbours. The Latin American context in which Brazil is embedded is determined by a multifarious network of bi- and multi-lateral relations that has been given little attention by scholars so far. The volume sets out to make a contribution to a closer engagement with the intercultural dynamics informing those relations. The cross-disciplinary aspect is very marked. Alongside articles from representatives of literary and film studies, philosophy, and the social and political sciences, there are also studies illuminating theological, historical, and anthropological aspects. Discutir as múltiplas relações do Brasil com os países hispano-americanos é o objetivo deste volume. O Brasil situa-se em um contexto latino-americano que é constituído por uma rede de intercâmbios diversificada, que curiosamente tende a passar desapercebida. O presente volume pretende contribuir para a reflexão desta dinâmica intercultural a partir de uma proposta interdisciplinar. As Américas do Sul são discutidas, assim, através de uma variedade de enfoques que envolvem as seguintes áreas: crítica literária e cinematográfica, filosofia, ciências sociais e políticas, antropologia, história e teologia.
Luso-Braz. Rev

Luso-Braz. Rev

Author:
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 1966

A literatura portuguesa através dos textos

A literatura portuguesa através dos textos

Author: Massaud Moisés
Publisher: Editora Cultrix
ISBN: 8531602327
Pages: 686
Year: 1998
Esta é uma antologia de textos literários representativos dos principais autores e das várias fases históricas da Literatura Portuguesa, desde o Trovadorismo ao Modernismo, dividido em várias partes, correspondentes às fases históricas principais da Literatura Portuguesa. Cada uma das partes se abre com um comentário geral acerca das características diferenciais da fase a que é consagrada, vindo a seguir notícias biográficas e históricas dos autores e textos antologiados, os quais são seguidos de comentários analíticos.
The Story of Joy

The Story of Joy

Author: Adam Potkay
Publisher: Cambridge University Press
ISBN: 0521879116
Pages: 304
Year: 2007-11-22
A highly original and hugely enjoyable literary and cultural history of joy from ancient times to the present.
História da literatura brasileira: Modernismo

História da literatura brasileira: Modernismo

Author:
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 1989

An Introduction to Literature in Brazil

An Introduction to Literature in Brazil

Author: Afrânio Coutinho
Publisher: New York : Columbia University Press
ISBN:
Pages: 326
Year: 1969
The development, characteristics, and study of Brazilian literature are examined from the perspective of twentieth-century New Criticism
Machado de Assis, ficção e utopia

Machado de Assis, ficção e utopia

Author: Massaud Moisés
Publisher: Editora Cultrix
ISBN: 8531606705
Pages: 151
Year: 2001
Este livro reúne uma série de ensaios que Massaud Moisés, professor titular da USP, vem dedicando àquele que é considerado a maior figura das nossas letras. Dando ênfase as relações entre ficção e utopia, as coincidências significativas, a ironia e a sutileza dos contos. A atenção do ensaísta volta-se para os contos, os romances, a poesia, a crônica, o teatro e a crítica de Machado, com realce para as narrativas, longas ou curtas, da sua fase madura, inaugurada com as Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880). A ênfase analítica recai em aspectos como as relações entre ficção e utopia, as coincidências significativas, a ironia e a sutileza dos contos, a personagem enigmática de Capitu e a loucura quixotesca do herói de 'O Alienista'.
Paraísos artificiais

Paraísos artificiais

Author: Maria Cecília Boechat
Publisher: Editora Ufmg
ISBN:
Pages: 174
Year: 2003-01-01
Frente à figura consagrada e José de Alencar, nossa atitude é ambígua - vamos à sua obra com a certeza de estar fazendo uma leitura indispensável para a compreensão da própria literatura brasileira, sem, entretanto, deixar de sentir o tédio antecipado que acompanha toda leitura de tipo obrigatório. Outra, porém, é a postura deste livro, que, revisitando o romance de Alencar, se coloca ao lado daqueles que, preferindo percorrer antigos caminhos com novos olhos, descortinam, no já visto, novas paisagens.
Presença da literatura brasileira

Presença da literatura brasileira

Author:
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 1968